Moral e Ética

O termo moral não é apenas definido como rigidez, conjunto de tabus, é um questionamento sobre o agir com objetivo de busca, sendo o bom e o justo em suas realizações. Pode também ser resumido como a reflexão de nossos próprios atos, porem na grande maioria das vezes ela é vista como uma opressão, regras, normas, lei.

Esse questionamento não é apenas para os especialistas, mas sim para todos nós que temos fundamentos ao decorrer da vida, com esforço de conhecer os deveres ou como uma reflexão sobre as exigências do respeito ou da promoção da pessoa humana.
No conjunto da moral temos também sistematização com o poder de ser definida como um sistema de deveres, de normas e de obrigações ou como um conjunto hierarquizado de valores, e por fim temos a pratica que é a obediência das normas definidas pela sistematização. A moral invoca então, por um lado, o esforço que se faz para aplicar os princípios, colocando em ação os valores, a atitude interior que habita no ser humano.

As morais contem um termo que defini o seu sinônimo, a ética, designando os costumes, a condição da vida, as regras de comportamento; tendo o mesmo sentindo da palavra moral.
Esses termos também contem formas distintas para alguns filósofos, diferenciam a palavra ética como questionamento, abertura de espírito e a palavra moral a um sistema fechado. No caso para haver ética, temos que ter moral. Ética um objetivo de bem estar, moral a realização desse objetivo.

A ética profissional é a reflexão sobre as exigências do profissional em sua relação com o cliente, o publico, seus colegas e sua corporação, tendo uma perspectiva corporativa. Sendo por e para os membros da profissão, podendo haver controversas no momento de distinguir determinado tema.

Fonte: Introdução Geral a Bioética: historia e conceitos.

Um comentário: